top of page

NOSSA HISTÓRIA

À medida que o número de usuários “excessivos” da rede foi se expandindo as consequências negativas foram surgindo e, o ambiente social on-line impactou sensivelmente os aspectos da vida off-line ocasionando prejuízos funcionais às atividades diárias de seus usuários a qual passaram a privilegiar a vida on-line em detrimento a vida off-line.

O uso excessivo das tecnologias se tornou uma questão desafiadora para a famílias, educadores, profissionais da saúde e sociedade como um todo frente a nova realidade ancorada ao uso massivo das telas interativas por uma significativa parcela da população. Diante deste cenário o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) será um dos grandes desafios a ser administrado no século XXI.

Em meados do ano de 2006 o Dr. Cristiano Nabuco junto a outros profissionais fundou o grupo de dependências tecnológicas do Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) vinculado IPQHCFMUSP. A equipe se debruçou entre pesquisas, artigos e estudos sobre essa temática confirmando que se tratava de um novo padrão comportamental desenvolvido por um número expressivo de indivíduos. Com a crescente busca por ajuda para tal problemática a equipe composta principalmente por psicólogos e psiquiatras criou um programa estruturado de psicoterapia com temas pré-estabelecidos divididos em sessões semanais (seguindo o modelo da terapia cognitivo comportamental – TCC) objetivando devolver aos pacientes a possibilidade do controle e autorregulação do uso da rede.

Atualmente o grupo tem continuado a atender o público em todo o Brasil que lida com a dependência tecnológica, incorporando novos profissionais a sua equipe e ajustando suas configurações.

bottom of page