
GRUPO DE DEPENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS
PSICOTERAPIA DE GRUPO
Em um contexto em que trabalho, lazer e relações sociais são amplamente mediados pelas tecnologias digitais, nem sempre é fácil identificar quando o uso se torna excessivo e passa a gerar prejuízos.
Um importante sinal de alerta ocorre quando os recursos digitais começam a ser utilizados de forma recorrente para lidar com demandas emocionais, como ansiedade, solidão, tristeza ou necessidade de reconhecimento, interferindo no funcionamento pessoal, social e emocional.
A proposta do trabalho em grupo é favorecer o desenvolvimento da autorregulação, do autoconhecimento e de estratégias que promovam um uso mais consciente e saudável da tecnologia, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar emocional.
De forma complementar às sessões de psicoterapia, o paciente realizará acompanhamento psiquiátrico, com consultas obrigatoriamente presenciais.
OBJETIVO
O foco da psicoterapia é o desenvolvimento da autorregulação do uso da tecnologia, e não a sua interrupção total, buscando promover estratégias que favoreçam um uso saudável e consciente.
Os atendimentos são realizados por meio de um programa estruturado de psicoterapia em grupo, com temas previamente definidos, cujo objetivo principal é auxiliar os pacientes a resgatar a percepção de controle e a capacidade de autorregulação do uso tecnológico.