top of page

PSICOTERAPIA DE GRUPO

Em um contexto em que trabalho, lazer e relações sociais são amplamente mediados pelas tecnologias digitais, nem sempre é fácil identificar quando o uso se torna excessivo e passa a gerar prejuízos.

Um importante sinal de alerta ocorre quando os recursos digitais começam a ser utilizados de forma recorrente para lidar com demandas emocionais, como ansiedade, solidão, tristeza ou necessidade de reconhecimento, interferindo no funcionamento pessoal, social e emocional.

A proposta do trabalho em grupo é favorecer o desenvolvimento da autorregulação, do autoconhecimento e de estratégias que promovam um uso mais consciente e saudável da tecnologia, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar emocional.

De forma complementar às sessões de psicoterapia, o paciente realizará acompanhamento psiquiátrico, com consultas obrigatoriamente presenciais.

OBJETIVO

O foco da psicoterapia é o desenvolvimento da autorregulação do uso da tecnologia, e não a sua interrupção total, buscando promover estratégias que favoreçam um uso saudável e consciente.

Os atendimentos são realizados por meio de um programa estruturado de psicoterapia em grupo, com temas previamente definidos, cujo objetivo principal é auxiliar os pacientes a resgatar a percepção de controle e a capacidade de autorregulação do uso tecnológico.

FUNCIONAMENTO

As sessões de psicoterapia acontecem semanalmente, durante 18 semanas na modalidade on-line, às quintas-feiras das 8h30 as 10h.

IMPORTANTE: Para as consultas psiquiátricas o paciente deve comparecer PRESENCIALMENTE no Instituto de Psiquiatria de SP.

Grupo de Dependências Tecnológicas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP)

selo_ipq.png

CANAIS DE ATENDIMENTO:

WhatsApp: (11) 99004-6247

Segunda à sexta: 10h às 16h​

R. Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 - Cerqueira César, São Paulo - SP, 05403-903

bottom of page